quinta-feira, abril 06, 2006

Paulo Coelho - As Valquírias e Onze Minutos





Paulo Coelho, um escritor fenomenal! Os seus livros são fonte de inspiração para milhares de pessoas. Este autor fascina-nos com as suas histórias, reais e irreais, de espiritualismo que atinge o mais íntimo do nosso ser. O que se segue são excertos do livro “As Valquírias” (pessoalmente não é dos meus favoritos, mas…).


"Tudo o que acontece uma vez pode nunca mais acontecer. Mas, caso aconteça duas vezes, certamente acontecerá uma terceira."


“Destruímos sempre aquilo que mais amamos
em campo aberto, ou numa emboscada;
alguns com a leveza do carinho
outros com a dureza da palavra;
os cobardes destroem com um beijo,
os valentes destroem com a espada."

(texto de Oscar Wilde, em
“Balada do Cárcere de Reading”)



Era uma vez uma prostituta chamada Maria… assim começa o livro “Onze minutos”… talvez o livro mais provocante escrito por Paulo Coelho… aborda um tema forte: o mundo da prostituição. “Onze minutos” conta-nos a história de Maria, uma rapariga brasileira que, desde pequena, sonha com o seu príncipe encantado que a levará para longe da cidadezinha onde vive… Mas, desiludida com o amor, surge a oportunidade de emprego numa boîte na Suiça, e vê-se envolvida num mundo de prostituição, onde aprende a viver do sexo e a utilizá-lo para satisfazer os outros. Mas à medida que se vai aperfeiçoando e criando o distanciamento necessário entre si e o seu corpo, sente cada vez mais que está a deixar morrer uma parte importante de si. Impressionante e apaixonante.


“Quando nos encontramos com alguém e nos apaixonamos, temos a impressão de que todo o universo está de acordo; hoje eu vi isso acontecer no pôr-do-sol. Entretanto, se algo dá errado, não sobra nada! Nem as garças, nem a música ao longe, nem o sabor dos lábios dele. Como é que pode desaparecer tão rápido a beleza que ali estava fazia poucos minutos?A vida é muito rápida; faz a gente ir do céu ao inferno em questão de segundos.”


“As lágrimas que nos caem depositam-se no coração, com o passar do tempo vão formando uma crosta e paralisam-nos...”


“No amor, ninguém pode magoar ninguém; cada um de nós é responsável por aquilo que sente, e não podemos culpar o outro por isso.
Já me senti ferida quando perdi os homens por quem me apaixonei. Hoje estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém.
Essa é a verdadeira experiência da liberdade: ter a coisa mais importante do mundo, sem a possuir.”


“O desejo profundo, o desejo mais real é aquele de se aproximar de alguém. A partir daí, começam a ocorrer as reacções. O homem e a mulher entram em jogo, mas o que acontece antes – a atracção que os juntou – é impossível de explicar. É o desejo intocável, no seu estado puro.
Quando o desejo ainda está nesse estado puro, homem e mulher apaixonam-se pela vida, vivem cada momento com reverência, e conscientemente, sempre à espera do momento certo de celebrar a próxima bênção.
Pessoas assim não têm pressa, não precipitam os acontecimentos com acções inconscientes. Elas sabem que o inevitável se manifestará, que o verdadeiro encontra sempre uma forma de se mostrar. Quando chega o momento, elas não hesitam, não perdem uma oportunidade, não deixam passar nenhum momento mágico, porque respeitam a importância de cada segundo.”


“... Os encontros mais importantes já foram combinados pelas almas antes mesmo de os corpos se verem.
Geralmente, esses encontros acontecem quando chegamos a um limite, quando precisamos de morrer e de renascer emocionalmente. Os encontros esperam-nos – mas a maior parte das vezes evitamos que elas aconteçam. No entanto, se estamos desesperados, se já não temos mais nada a perder, ou se estamos muito entusiasmados com a vida, então o desconhecido manifesta-se, e o nosso universo muda de rumo.
Todos sabem amar, pois já nasceram com esse dom. Algumas pessoas já o fazem naturalmente bem, mas a maioria tem de reaprender, relembrar como se ama, e todos – sem excepção – precisam de arder na fogueira das suas emoções passadas, reviver algumas alegrias e dores, quedas e subidas, até conseguirem ver o fio condutor que existe por detrás de cada novo encontre; sim, existe um fio ali.”


2 comentários:

Anónimo disse...

I'm impressed, I have to admit. Seldom do I encounter a blog that's both educative and interesting,
and without a doubt, you have hit the nail on the head.
The problem is something that too few men and women are speaking intelligently about.

Now i'm very happy that I stumbled across this during my hunt for something concerning this.
My blog transfer news premier league 2013

Anónimo disse...

Hey there, You've done a fantastic job. I'll certainly digg it and personally recommend
to my friends. I am sure they will be benefited from this website.
Look at my weblog - english premier league transfer news today